quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

São Basílio Magno e São Gregório Nazianzano - 02 de Janeiro


São Basílio Magno e São Gregório Nazianzano,
Bispos, Confessores e Doutores da Igreja
Os dois Santos celebrados conjuntamente pela Igreja foram amigos e seguiram carreiras paralelas. Ambos provinham de famílias de santos, ambos foram monges, bispos e lutaram contra o arianismo, a grande heresia da época. São Basílio era neto de Santa Macrina, filho de Santa Emélia e irmão de São Gregório de Nissa, de São Pedro de Sebaste e de outra Santa Macrina. Foi bispo de Cesaréia e escreveu a célebre Regra dos Monges do Oriente. São Gregório Nazianzeno era filho de São Gregório, o Velho e de Santa Nona, e irmão de Santa Gorgônia. Como Patriarca de Constantinopla, presidiu ao primeiro Concílio de Constantinopla, que definiu solenemente a Divindade do Espírito Santo. Foi perseguido pelos hereges arianos, que o forçaram a deixar sua cátedra, retornando então à vida de monge.

Reflexões
São Basílio não hesitou em abandonar o próprio bispo Diânio, quando este começou a travar relações com os hereges. “No meio de maus e perversos, será mau e perverso igualmente” (II Re 22-27). Quantos exemplos não provam a verdade desta palavra do Espírito Santo. Referimos apenas dois: Salomão, o monarca mais sábio do seu tempo, afastou-se do caminho de Deus, fazendo-o rodear de mulheres pagãs, cujas divindades chegou a adorar. Dina, impedida pela curiosidade, foi ter com as filhas de Cana (idólatras) e voltou desonrada, causando esta desonra a morte de muita gente. Que diz a experiência dos nossos dias? Não são muitos os católicos que perderam a fé, devido à relações que tiveram com seitas estranhas e ímpios? Quantas donzelas, quantos jovens choram amargamente a perda da inocência, resultado da liberdade que se permitiram, com pessoas do outro sexo? Que foi que perverteu o moço, filho de família honrada, a ponto de ser objeto de desprezo de todos que o conhecem? Unicamente a má companhia. Que levou o esposo, antes exemplar, a atentar contra a santidade do matrimônio, senão a companhia de maus elementos?
A vida e o exemplo de São Basílio ensinam-nos que devemos fugir, como da peste, da influência maligna de más companhias. Um olhar indiscreto fez com que Davi, o homem segundo o coração de Deus, caísse em pecados gravíssimos, tornando-se adúltero e assassino. Somos nós mais santos que Davi, mais sábios que Salomão?








São Gregório Nazianzeno nasceu entre 329 e 330 em Nazianzo. Seu pai, convertido por sua piedosa mãe, acabou por se tornar Bispo de Nazianzo. Educado pela mãe, estudou retórica em Cesaréia e só recebeu o Batismo, conforme o costume da época, em idade adulta (30 anos).

Amigo de São Basílio até a morte, o jovem Gregório também foi estudou em Alexandria onde, instruído por Dídimo, se familiarizou com o pensamento origineano.Concluiu seus estudos em Atenas e, ao lado de Basílio, aprofundou seus estudos dos clássicos da filosofia. Isolou-se por um tempo às margens do Iris no Ponto, voltando a Nazianzo, fora ordenado, muito a contragosto, sacerdote pelo seu próprio pai. Para se justificar escreveu um tratado sobre a dignidade do sacerdócio, voltou a Nazianzo onde ajudou seu pai na administração da diocese.

Em 372 foi sagrado Bispo de Sasima por Basílio. Não tomou exerceu o episcopado em Sasima. Com a morte do pai, assumiu as funções de Bispo em Nazianzo e, para restabelecer a fé ortodoxa aceitou administrar a sede episcopal de Constantinopla a qual, no entanto, renunciou para evitar rixas. Voltou então a Nazianzo onde continuou ajudando na Diocese. Optou pela solidão, na qual viveu os últimos anos de sua vida, dedicando-se à ascese e ao trabalho literário. Morreu em 390.

Nenhum comentário: