quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus



Se comemora no dia 1º de Janeiro.

Antigamente, nesta data se celebrava a Circuncisão do Menino Jesus. Atualmente, nela se celebra a Santíssima Virgem, que o Concílio de Éfeso (ano 431) proclamou " Theotókos " (Mãe de Deus).

Maternidade Divina – Proclamado pelo Concílio de Éfeso em 431, como sendo a "Mãe de Deus" (em grego Theotokos e em latim Mater Dei):

Na antiguidade os primeiros cristãos se reuniam, para celebrar a Missa, nas catacumbas, são subterrâneos cavados debaixo de Roma e neles foram encontrados pinturas com a Virgem Maria com o nome de Mãe de Deus (Theotokos).

No século III, os cristãos do Egito rezavam, para pedir proteção de Maria assim: "Sob a vossa proteção procuramos refúgio, Santa Mãe de Deus;não desprezeis às súplicas de nós, que estamos na prova, e livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem Gloriosa e Bendita."

Os cristãos consideravam Maria como Mãe de Deus por ser mãe de Jesus, o Verbo encarnado que é Deus.
Em Isaias 7,13-14
Isaias respondeu: Ouvi, casa de Davi: Não basta fatigar a paciência s=dos homens? Pretende cansar também o meu Deus? Por isso o próprio Senhor vos dará o sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco (Emanuel).
Lucas 1,26-35
O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chama José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando o anjo disse: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo." Perturbou-se ela com essas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.
O anjo disse-lhe: "Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus, Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e Senhor Deus dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó e o seu reino não terá fim," Maria perguntou ao anjo: "Como se fará isso, pois não conheço homem?" Respondeu-lhe o anjo: " O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus."

Jesus é o Verbo encarnado que é Deus, a 2ª pessoa da Santíssima Trindade.

No ano de 431 Nestorio começou a dizer que Maria não era Mãe de Deus e conseguiu influenciar alguns cristãos. Diante disso, reuniram-se 200 bispos na cidade de Éfeso (concílio de Éfoso), onde a Virgem Maria passou seus últimos dias e declararam que a Virgem Maria é sim Mãe de Deus porque seu filho, Jesus Cristo, é Deus e assim foi oficializado o dogma de Theotokos (Mãe de Deus)

Oração

Rainha da Paz, Mãe Santíssima do Filho de Deus, Príncipe da Paz, salva as nações e os povos de todo o continente, que tanto confiam em ti, das guerras, do ódio e da subversão (João Paulo II). Ó Mãe de Deus e nossa Mãe, abre nossos corações ao perdão, ao diálogo. Ensina-nos a reconciliação com nossos irmãos e com o Deus que é Amor e Perdão, Paz e Justiça, e nos quer como irmãos. Que em teu Filho, fruto bendito de teu ventre, tenhamos a vida e vida em abundância. Amém
Rezar também a Ave-Maria


PORTUGUÊS
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco,bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto de vosso ventre,Jesus.Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores,agora e na hora de nossa morte, Amém!

LATIM
Ave Maria, gratia plena, Dominus tecum,benedicta tu in mulieribus, et benedictus fructus ventris tui,Jesu.Sancta Maria, Mater Dei, ora pro nobis peccatoribus, nunc et in hora mortis nostrae, Amen!

ITALIANO
Ave Maria piena di grazia, il Signore è con te,Tu sei benedetta tra le donne e benedetto è il frutto del tuo seno, Gesù.Santa Maria, Madre di Dio, prega per noi peccatori, adesso e nell'ora della nostra morte,Amen!

ESPANHOL
Dios te salve María llena eres de gracia, el Señor es contigo,bendita eres entre todas las mujeresy bendito es el fruto de tu vientre,Jesús.Santa María, Madre de Dios, ruega por nosotros los pecadores ahora y en la hora de nuestra muerte,Amén!

FRANCÊS
Je vous salue, Marie pleine de grâce, le Seigneur est avec toi,Tu es bénie entre toutes les femmes et,Jésus.Le fruit de tes entrailles, est béni.Sainte Marie, Mère de Dieu, prie pour nous, pauvres pécheurs,maintenant et à l'heure de notre mort,Amen!

INGLÊS
Hail Mary, full of grace, the Lord is with thee,blessed art thou among women, and blessed is the fruit of thy womb, Jesus.Holy Mary, Mother of God, pray for us sinners now,and at the hour of our death,Amen!

ALEMÃO
Gegrüßet seist du, Maria, voll der Gnade,der Herr ist mit dir,Du bist gebenedeit unter den Frauen,und gebenedeit ist die Frucht deines Leibes, Jesus.Heilige Maria, Mutter Gottes,bitte für uns Sünder jetzt,und in der Stunde unseres Todes, Amen!Arquidiocese de São Paulo

Nenhum comentário: