quarta-feira, 10 de março de 2021

Santa Teresinha do Menino Jesus

 


Santa Teresinha do Menino Jesus nasceu no dia 2 de janeiro de 1873 em Alençom, baixa Normandia, na França. Desde o nascimento foi fraca e doente. Seu nome de batismo era Marie Françoise Thérèse Martin (Maria Francisca Tereza Martin). Filha de Louis Martim, relojoeiro e joalheiro, que quis ser monge na ordem de São Bernardo de Claraval, e Zélie Guérin, famosa bordadeira do ponto de Alençon.

Sua mãe faleceu quando Teresinha tinha apenas quatro anos. Por isso, a menina se apegou à sua irmã mais velha, Paulina, que passou a ser tida por ela como segunda mãe. Paulina, porém, seguindo a própria vocação, entrou para o Carmelo. Terezinha ficou muito doente causando grande preocupação em seu pai e irmãs. Um dia, porém, olhando para a imagem da Imaculada Conceição de Maria, de quem seus pais eram devotos, a Virgem sorriu para Teresinha e esta ficou curada. Desse dia em diante, Teresinha decidiu entrar para o Carmelo. Suas irmãs, que também se tornaram freiras, eram Maria, Paulina, Leônia e Celina. Seus 3 irmãos morreram muito cedo. Teresinha estudou no colégio da Abadia das monjas beneditinas de Lisieux por 5 anos.

Ela deixou vários escritos e já no final da vida, prometeu interceder por nós no Céu. Veja as promessas de Santa Teresinha do Menino Jesus:

“Depois da minha morte, farei cair do Céu uma chuva de rosas”;

“Deus há de fazer-me todas as vontades no Céu, em prêmio de eu não ter feito nunca a minha vontade na Terra”;

“Quero passar o Céu, a fazer bem sobre a Terra. Não olharei para as almas somente, mas hei de descer para junto delas. Vai começar a minha missão que é ensinar os homens a amar a Deus como eu o amo. Só descansarei no fim do mundo guando estiver completo o número dos eleitos. Nunca é demasiada a confiança que se deposita em Deus Infinitamente Bom e Misericordioso. Ninguém me invocará, sem receber resposta”;

“Não vou ficar ociosa no céu olhando a face de Deus, mas ficarei olhando para a terra para ajudar quem me procura”;

“Dos que não são santos e que não sabem tirar proveito dos seus sofrimentos, desses é de quem eu tenho pena, esses é que me fazem dó! Era capaz de remexer céu e terra para os consolar e aliviar”.

Santa Teresinha de Lisieux, a “Pequena Flor”, tinha um profundo e permanente amor pelo Menino Jesus. Muitas vezes ela se considerava um pequeno brinquedo nas mãos dele, como escreveu em sua autobiografia:

“Faz algum tempo, eu havia me oferecido ao Menino Jesus para ser seu brinquedo. Disse a Ele que não me utilizasse como um daqueles brinquedos caros, que as crianças se contentam em olhar sem se atreverem a tocar neles, mas que me visse como uma bola sem valor, que pode ser jogada ao chão, ou chutada… ou, se desse vontade, ser apertada contra o coração. Em poucas palavras: eu queria divertir o Menino Jesus, agradá-lo, entregar-me aos Seus caprichos de criança”.

Este sentimento permaneceu com ela durante toda a vida. Ela, inclusive, adotou o nome de “Teresinha do Menino Jesus” quando recebeu o hábito religioso de uma freira carmelita.

Abaixo, uma breve oração que ela fez ao menino Jesus, uma prece perfeita para o Natal:

Oh, Pequeno Menino Jesus, meu único tesouro, eu me entrego a todas as suas vontades. Não busco outra alegria que não seja o seu doce sorriso. Concedei-me as graças e as virtudes da sua Santa Infância, para que, no dia do meu nascimento no Céu, os anjos e santos possam me reconhecer como Sua pequena esposa. Amém.

Fonte: https://pt.aleteia.org/2019/07/24/as-promessas-de-santa-teresinha/


Nenhum comentário: