sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

São João Bosco – 31 de Janeiro

Um dos traços mais característicos e atraentes deste santo moderno é sua alegria e laboriosidade. Seu caráter acolhedor e empreendedor tornaram-no, no decorrer do tempo, na história da Igreja e da humanidade, um exemplo fidedigno e estimulante de educador da juventude.
João Bosco nasceu em 1815, na Itália, e desde cedo teve esmerada educação humanista e religiosa. Tornou-se sacerdote e dedicou sua vida às crianças, sobremaneira as pobres, abandonadas e problemáticas. Seu sucesso fundamentava-se numa pedagogia amorosa que resgatava da indignidade e promovia no convívio saudável, na educação adequada, na formação religiosa e dos sentimentos. Criou os famosos oratórios, espaços de convivência para a prática de esportes, realização de atividades e catequese; divulgou a boa imprensa, escreveu vários livros.
Sua dedicação e santidade era tão naturais que convenceram um jovem que, também, se tornou santo: Domingos Sávio.
João Bosco foi sacerdote atuante em seu tempo, atento à problemática social e homem capaz de dialogar com a política e as religiões. Fundou duas congregações: os padres salesianos e as Irmãs de Maria Auxiliadora.
Faleceu no dia 31 de janeiro de 1888.


Oração

Senhor, que chamaste João Bosco para te servir nas crianças e nos jovens, olha com carinho redobrado para a nossa juventude.
Abre-lhe o espírito para o mundo e os saberes, desperta-lhe a mente para as descobertas e curiosidade do conhecimento,
abre-lhe o coração para a felicidade e a vida plena, para a amizade, o respeito e o teu amor imenso.
Chame muitos para se dedicarem a eles na educação, com o mesmo entusiasmo e a mesma coragem de são João Bosco.
Que Cristo Mestre nos ensine a amar e a servir na alegria.
Amém.

Nenhum comentário: