quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

O Rosário...


O Rosário é oração tipicamente meditativa e corresponde, de certo modo, à “oração do coração” (nº5)

O Pai Nosso «Após a escuta da Palavra e concentração no mistério, é natural que o espírito se eleve para o Pai. Em cada um dos seus mistérios, Jesus leva-nos sempre até ao Pai. para Quem Ele se volta continuamente.(nº32)

As dez “Ave Marias” «Este elemento é o mais encorporado do Rosário e também o que faz dele oração mariana por excelência. A repetição da Ave Maria no Rosário sintoniza-nos com este encanto de Deus: é júbilo, admiração, reconhecimento do maior milagre da história. O baricentro da Ave Maria, uma espécie de charneira entre a primeira parte e a segunda, é o nome de JESUS. …Ora, é precisamente pela acentuação dada ao nome de Jesus e ao seu mistério que se caracteriza a recitação expressiva e frutuosa ao Rosário.» (nº33)

O Glória «a doxologia trinitária é a meta da contemplação cristã. De facto, Cristo é o caminho que nos conduz ao Pai no Espírito. Se percorrermos em profundidade este caminho, achamo-nos continuamente na presença do mistério das três Pessoas divinas para As louvar, adorar, agradecer. É importante que o Glória, apogeu da contemplação, seja posto em grande evidência no Rosário.»(nº34)

A jaculatória final «Na prática corrente do Rosário, depois da doxologia trinitária diz-se uma jaculatória, que varia segundo os costumes. Sem diminuir em nada o valor de tais invocações, parece oportuno assinalar que a contemplação dos mistérios poderá manifestar melhor toda a sua fecundidade, se se tiver o cuidado de terminar cada um dos mistérios com uma oração para obter os frutos específicos da, meditação desse mistério. Deste modo, o Rosário poderá exprimir com maior eficácia a sua ligação com a vida cristã.»(nº35)

O Rosário é compêndio do Evangelho, diz Santo Padre, João Paulo II, na sua Carta Apostolica sobre o Rosário.

Mas, para, através dele, podermos escutar, no Espírito, a voz do Pai, a fim de contemplarmos o rosto de Cristo, propõe:Criar ambiente de oração, colocando-se à escuta, através do silêncio.(nº18)

Enunciar o Mistério e fixar um ícone que o recorde e concentre a atenção (nº29)
Escutar (ler) a Palavra de Deus, «para dar fundamento bíblico e maior profundidade à meditação (nº30)

Fazer silêncio. A escuta e a meditação alimentam-se de silêncio (nº31)

Intenções:Pela paz «o Rosário é, por natureza, uma oração orientada para a paz, porque consiste na contemplação de Cristo. Ao mesmo tempo que nos leva a fixar os olhos em Cristo, torna-nos também construtores da paz no mundo» (nº40).


Pela família: os pais «O Rosário foi desde sempre também oração da família e pela família. A família que reza unida permanece unida: põe-se Jesus no centro, partilham-se com Ele alegrias e sofrimentos, colocam-se nas suas mãos necessidades e projectos e dele se recebem esperanças e a força para o caminho.» (nº 41)… e os filhos «Rezar o Rosário com os filhos e, mais ainda, com os filhos. Pode-se objectar que o Rosário parece uma oração pouco adaptada ao gosto das crianças e jovens de hoje.


Mas a objecção parte talvez da forma muitas vezes pouco cuidada de o rezar. Ora, ressalvada a sua estrutura fundamental, nada impede que a recitação do Rosário para crianças e jovens, tanto em família como em grupos, seja enriquecida com atractivos simbólicos e práticos, que favoreçam a sua compreensão e valorização. Por que não tentar?» (42)

Nenhum comentário: