sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

São Jerônimo Emiliano, Confessor



8 de fevereiro
(+ Veneza, 1537)

Pertencente a uma família nobre de Veneza, fez rápida carreira como militar e como político. Aprisionado pelos franceses, durante o cativeiro resolveu renunciar ao mundo e consagrar-se por inteiro a Deus. Foi libertado prodigiosamente por Nossa Senhora e retornou a sua cidade natal, onde foi ordenado sacerdote e se dedicou ao cuidado dos órfãos pobres. Fundou a Ordem dos Clérigos Regulares.

Considerado protetor dos órfãos e dos jovens abandonados, São Jerônimo Emiliano mudou radicalmente o sentido de sua vida, passando das facilidades das coisas mundanas ao caloroso trabalho das atividades apostólicas.

Nasceu em Veneza, no ano de 1481. Quando tinha quinze anos tornou-se soldado e dez anos depois, Senador. Feito prisioneiro de guerra por Luis XII, São Jerônimo começou a meditar melhor sobre sua vida e resolveu abandonar as festas e os prazeres para dedicar-se à vida monástica. Em suas atividades apostólicas incluía-se a ajuda aos necessitados, aos órfãos, às viúvas e aos prostituídos. Fundou hospitais, orfanatos, asilos, escolas profissionalizantes. Fundou também a Sociedade dos Clérigos Regulares em Bérgamo.

No dia 8 de Fevereiro de 1537, São Jerônimo Emiliano morre na cidade Somasca. Foi canonizado em 1767.

Nenhum comentário: