segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Quis ut Deus


Anjos do Senhor, bendizei todos ao Senhor, vós que sois poderosos para executar as suas ordens e atender à palavra dos seus mandamentos. Sl. Bendiga a minha alma ao Senhor e tudo o que há dentro de mim bendiga o seu santo nome.

O nome de Miguel (em hebraico quem como Deus) lembra o combate que se travou no céu entre o Arcanjo príncipe da milícia celeste e o demônio. No combate que continua entre o bem e o mal, Cristo tem por aliados S. Miguel e os anjos, a Igreja e os santos; do lado oposto estão Satanás e os demônios, com todos os seus auxiliares. Também nós estamos pessoalmente alistados neste combate; peçamos a S. Miguel e aos seus anjos que nos ajudem, para não perecermos no dia do Juízo. Quando um cristão deixa este mundo, a Igreja pede que S. Miguel, o porta-estandarte, o introduza na luz celeste; daí o hábito de o representar segurando a balança divina onde são pesadas as almas. São Miguel é também quem preside ao culto de adoração que se presta a Deus; foi a ele que S. João no Apocalipse, viu junto ao altar, com um turíbulo de ouro na mão; ele faz subir até Deus, como fumo do incenso, a oração dos santos.

Missal Romano Quotidiano, p. 1306 e 1307.

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate. Cobri-nos com o vosso escudo contra os embustes e ciladas do demônio. Subjugue-o Deus, instantemente o pedimos; e vós, príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno Satanás e os outros espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

Nenhum comentário: