sexta-feira, 6 de julho de 2012

Santa Maria Goretti - 6 de julho


Padroeira das adolescentes, da castidade e das "Filhas de Maria."

"Nasceu em Corinaldo, na Itália, em 1890, de família pobre. Sua meninice, passada nas proximidades de Netuno, foi dura, auxiliando a mãe nos cuidados da casa: sendo piedosa por índole, era assídua na oração. Em 1902, para defender sua castidade contra um agressor, preferiu morrer a desonrar-se e foi coberta de punhaladas." (Liturgia das horas) (Retirei do Face - Missionárias da Imaculada - Padre Kolbe)

Santa Maria Goretti foi uma virgem, martir, com muitos milagres após a morte.
Ela nasceu em 16 de outubro de 1890 na cidade de Corinaldo, Itália , filha de um fazendeiro, Luiggi Goretti que mudou-se com a família para Ferriere di Conca, perto de Anzio.
No dia 16 de julho de 1902 Maria estava sentada no degrau de sua casa remendando uma camisa, quando Alexandre Serenelli, filho do sócio de seu pai, arrastou Maria para dentro e enquanto ela gritava e se debatia, ele rasgava as suas roupas tentava asfixia-la, apertando o seu pescoço. Ela debateu-se e ele a ameaçou com uma faca, e ela continuou a gritar que preferia morrer a perder sua virgindade, então ele a esfaqueou repetidamente nas costas e depois correu. Ela foi levada para o hospital mas estava claro que ela não iria sobreviver. Nas sua últimas horas de vida ela perdoou o seu assassino. Ela morreu no mesmo dia do ataque. Alexandre foi sentenciado a 38 anos de cadeia. Uma noite ele experimentou uma visão de Maria Goretti apanhando flores e oferendo-as a ele e dai em diante ele experimentou uma mudança de personalidade e do modo de ver vida e pediu repetidamente perdão a mãe de Goretti. No natal de 1937 Alexandre e a mãe de Maria Goretti, receberam a comunhão um ao lado do outro, atendendo, segundo a tradição, a visões que ambos tiveram, de que Santa Maria Goretti havia feito um pedido a eles em aparições separadas. Ele tem sido citado como um exemplo pelos advogados da abolição da pena de morte.
Em 1947, Santa Maria Goretti foi beatificada pelo Papa Pio XII, que apareceu no "Balcão de São Pedro" com a mãe de Maria, três das suas irmãs e irmãos. Em 1950 ela foi canonizada pela sua pureza e uma grande multidão compareceu a cerimonia. Alexandre estava ainda vivo e compareceu a cerimonia. Na época de sua canonização já haviam sido verificados e certificados cerca de 40 milagres resultados de sua intercessão.

Santa Maria Goretti, virgem e mártir, rogai por nós!

Oração a Santa Maria Goretti I

Heróica e angelical Santa Maria Goretti, nós de joelhos antes de ti, para honrar tua perseverança e coragem e para pedir tua ajuda piedosa.
Ensinai-nos um profundo amor para os preceitos da nossa santa Igreja, ajudar-nos a ver neles a própria voz de nosso Pai no céu.
Possamos nós perseverar sem mancha no nossa batismal manto branco da inocência.
Possamos nós que temos perdido essa inocência, ajoelhar humildemente em santa penitência;
E com a absolvição do sacerdote ter acesso à torrente de fluxo precioso sangue de Cristo em nossas almas e que nos dá coragem para levar a luz do amor de Deus através das perigosas estradas desta vida até Cristo, nosso Rei que irá chamar-nos para os tribunais dos Céus.

Oração a Santa Maria Goretti II

Oh! Santa Maria Goretti, que, reforçada pela graça de Deus, não hesitou, mesmo na idade de onze para lançar teu sangue e sacrifício da própria vida para defender a tua pureza virginal, olhai graciosamente sobre a infeliz raça humana, que se desvia muito longe do caminho da eterna salvação.
Ensina-nos a todos, e especialmente a juventude, com coragem e presteza que devíamos fugir por amor de Jesus de tudo o que possa ofender ou manchar as nossas almas com o pecado.
Obtenha para nós a partir de nosso Senhor vitória na tentação, conforto nas tristezas da vida, e a graça que fervorosamente imploro-te (insira aqui intenção), e possamos desfrutar um dia da imperecível glória do céu. Amém.

Fontes: http://www.oracoes.info/SantaGema06.html
http://www.cademeusanto.com.br/santa_maria_goretti.htm

Nenhum comentário: