domingo, 19 de agosto de 2012

SANTA HELENA - 18 DE AGOSTO


Foi rainha, e a mãe do primeiro imperador cristão, Constantino, o Grande .

Foi Constantino que promulgou o Édito de Milão. Graças a este decreto o cristianismo foi considerado uma religião que tinha os mesmos direitos das outras religiões. Foi o primeiro passo para que, anos mais tarde, outro imperador, Teodósio, convertido ao cristianismo, tornasse o cristianismo a religião oficial do Império Romano.
Ela nasceu em Britynia e casou-se com um general romano Constancius I Chlorus, pelos idos de 270. Constancius foi feito Cezar em 293.Logo divorciou-se de Helena e casou-se com a filha do imperador Maximiliano. Constantino tonou se imperador em 312 logo após a vitória da Ponte de Milvian e Helena foi nomeada Augusta ou Imperatriz.
Ela se converteu para o catolicismo e fez vários atos de caridade, construiu várias templos e igrejas em Roma e na Terra Santa. Numa das suas viagens a terra santa, teria tido visões, que a ajudaram a descobrir a cruz na qual foi crucificado Jesus. Ela parece ter morrido na Nicomédia. O seus restos estão em um sarcófago no Museu do Vaticano. Na liturgia da igreja, Santa Helena é mostrada como uma imperadora , segurando uma cruz.

Sua festa é celebrada no dia 18 de agosto

Ainda sobre Santa Helena:

A cruz foi encontrada numa cisterna no dia 3 de maio a leste do Monte Calvário. A historia de Santa Helena encontrando a cruz é objeto de um poema muito celebrado chamado Elene de Cynelwulf.
Em 395, 65 anos após a morte de Helena, São Ambrósio de Milão fez um sermão no qual ele disse que Helena havia encontrado a cruz onde Jesus tinha sido crucificado, mas também tinha encontrado aquele que alí tinha sido morto, ou seja Jesus. Ela, disse São Ambrósio, tinha adorado não a madeira mas sim o Rei que ali tinha sido pendurado e que assim ela havia encontrado a imortalidade. A descoberta de Helena é também atestada por Rufinus e Sulpicius Severus no 4° seculo.
Parte da cruz ficou em Jerusalém e parte foi levada para Roma e alguns fragmentos foram distribuídos para um grande número de igrejas. Isto indica que Santa Helena queria que a cruz fosse de toda a Igreja.
Santa Helena não é uma santa somente porque ela encontrou a cruz de Cristo. Ela amava os pobres e vestia com modéstia e humildade. Euzébio escreveu que Helena passou seus últimos anos na Palestina, continuamente adorando e venerando ao lado de todos na igreja, humildemente vestida, igual as outras mulheres que estavam ali orando.
Em adição a isto, ela enfeitou as igrejas com ornamentos e decorações não esquecendo das mais simples capelas e dos pequenos vilarejos. Construiu basílicas no Monte das Oliveiras (A Eleona) e em Belém, viajando através de toda a Palestina, e era conhecida pela sua bondade com todos, pobre, soldados, e prisioneiros e muitos milagres foram a ela atribuídos. Quando ela morreu seu corpo foi solenemente levado de volta a Roma. A ilha do Atlântico chamada de Santa Helena, tem este nome porque os marinheiros espanhóis a encontraram no dia de sua festa.

Na arte litúrgica da igreja católica ela é mostrada :

1) Vestida como rainha e segurando uma cruz ou 2)Indicando a localização da Cruz,
3) A cruz sendo revelada a ela, em seus sonhos ,4) Organizando e supervisionando a busca da cruz, 5) Como uma lady medieval, com uma cruz e um livro como no mosaico Bisantino em Hagia, Sophia e nos mosaicos gregos, 6)Com a cruz e os pregos, como nos mosaicos russos

Ela é invocada contra o trovão e o fogo.
E é a padroeira dos pintores e fabricantes de agulhas.

Fonte: http://www.cademeusanto.com.br/santa_helena.htm

ORAÇÃO

Gloriosa e esclarecida Santa Helena: por aquele ardor com que procurou a Cruz de Cristo, rogo-te que interceda perante Deus, a fim de alcançar a graça para levar com paciência os trabalhos desta vida, para que com eles e mediante sua intercessão e amparo, procurar e achar a Cruz, que Deus dispôs me dar para lhe servir com ela nesta vida e depois lhe gozar na glória. Amém

(retirei do facebook - Mãe de Jesus, Nossa Mãe)

Nenhum comentário: