sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Nunca deixe!



"Nunca deixe alguém dizer
Que não é querida
Antes de você nascer
Deus sonhou com você! "

Você foi/é um presente!!

São Faro - Bispo - 28 de outubro



São Faro, bispo de Meaux, era filho de Agnérico e irmão de Walberto, que foi bispo daquela cidade antes dele, de Burgondofara, ou Fara, e de Chagnoaldo, bispo de Laon.

Muito querido na corte do rei Teodeberto, foi escolhido para padrinho do futuro Clotário II, o qual, feito rei seguiu à risca os conselhos do Santo.

Com a esposa, São Faro levou vida edificantíssima. Resolvendo dedicar-se inteiramente a Deus, de acordo com a mulher, separaram-se. Ela foi para um mosteiro e ele recebeu a tonsura.

Morto o irmão Walberto, sucedeu-o no episcopado, surpreendendo o povo com a atitude e os milagres que operou. Tendo fundado em Meaux um mosteiro em honra da Santa Cruz, nele, quando faleceu, foi enterrado. A casa, então, passou a chamar-se de São Faro.

Foi durante o longo episcopado deste santo bispo que prosperaram as fundações da sua diocese. Erigidas por São Colombano, que fora grande amigo de seu pai, e pelos discípulos daquele decantado Santo, alçaram-se grandemente, tanto espiritual como materialmente.

São Faro faleceu por volta do ano de 670 e a sua vida foi escrita por Hildegário, também bispo de Meaux, mais ou menos em 870, mas nunca a editaram no todo.

Conta-se que, quando os saxões se revoltaram contra Clotário II, o rei Bertoaldo enviou àquele soberano uma embaixada, com a seguinte mensagem, que foi transmitida ironicamente:

- Vejo que tu não tens nem a força, nem a esperança de te sublevares contra o meu poder. Assim, quero usar de doçura, e te peço que venhas servir-me de guia nesta terra que não conheço!

Clotário, rubro de cólera, no mais terrível furor, quis, na hora, massacrar os que lhe falavam tão despudoradamente, mas Faro soube contê-lo, e os embaixadores foram poupados. Todavia, viram-se metidos na prisão. À noite, o santo bispo foi procurá-los, exortando-os a abraçar o cristianismo, para que, batizados, pudessem salvar a vida e, ao mesmo tempo, escapar à morte eterna, Ouviram-lhe os conselhos.

No dia seguinte, quando Clotário, decidia da sorte daqueles enviados de Bertoaldo, São Faro apareceu-lhe, dizendo-lhe que os prisioneiros não eram mais dos saxões e, tendo sido batizados por um fiel, vestiam agora os brancos trajos dos neófitos.

Clotário e os conselheiros ficaram admirados do acontecido, e os presos, cumulados de presentes, ganharam a liberdade.

O grande gesto de São Faro foi cantado pelas mulheres da cidade, numa canção que falava da sua clemência e na qual o honravam por ler, debaixo do incógnito, salvo os embaixadores de Bertoaldo.

(Vida dos Santos, Padre Rohrbacher, Volume XVIII, p. 65-66)

Fonte: http://www.arautos.org/artigo/9954/Sao-Faro--Bispo

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Lições para Hoje


Lições para Hoje


1- Escute hoje a voz de Deus

2- Hoje é o tempo de agir

3- O amanhã é fruto do que fazemos agora

4- A semente plantada hoje é o fruto do amanhã

5- Mexa-se hoje

6- Tudo continuará como está, se o hoje não for vivido intensamente

7- O tédio só existe para quem o alimenta

8- Os passos de hoje reflete-se no amanhã

9- Inicie hoje sua construção

10- Dê agora o 1º passo

11- A vida acontece neste exato momento

12- Observe agora a linda paisagem

13- Faça deste instante um momento inesquecível

14- Não perca tempo...


É como disse Jesus Cristo: "Portanto não
se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará
suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu mal".
Viva, portanto o hoje da melhor maneira
possível. Lembrando que toda conquista do
futuro tem base no que fazemos agora

(origem: Josú Morello )

(retirei do facebook - https://www.facebook.com/pages/Borboletas-sempre-voltam/131527840267928)

Hoje...



Hoje, logo cedo dei uma piscadinha para Deus e disse:

Tomara que as nossas vontades coincidam.

E se não coincidirem... que a DELE prevaleça.


(origem: Vanduir Ribeiro )

(retirei do facebook - https://www.facebook.com/pages/Borboletas-sempre-voltam/131527840267928)

Três frases de profunda sabedoria.


Três frases de profunda sabedoria.

01- 'Para obter algo que você nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez'.

02- 'Quando Deus tira algo de você, ele não está punindo-o, mas apenas abrindo suas mãos para receber algo melhor'.

03- 'A Vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não possa protegê-lo'.

Chico Xavier

Deixe que o tamanho do seu Deus determine o tamanho do seu sonho.

William Carey

(retirei do facebook - https://www.facebook.com/pages/Borboletas-sempre-voltam/131527840267928)

Imaginem o tamanho de Deus...



Fonte: http://www.apolo11.com/curiosidades.php?titulo=Compare_o_tamanho_dos_planetas_nesta_escala_do_universo&posic=dat_20061011-120632.inc

Deus...



Deus é muito mais que a paisagem bonita, que ir na igreja, que a sensação gostosa. Deus é muito mais que a sensação da música, é mais que o ar. Deus é muito mais que o milagre que Ele realiza, que os planos e que o sonhos alcançados de qualquer pessoa. Deus é mais que o mar, que os grãos de areia, que medalhes conquistadas. Deus é mais do que você imagina. Deus é mais do que podemos pensar, achar, deduzir e imaginar. Deus é mais. Deus é maior.

(franhop)

(retirei do facebook - https://www.facebook.com/pages/Borboletas-sempre-voltam/131527840267928)

terça-feira, 4 de outubro de 2011

04 de outubro - Dia de São Francisco de Assis





Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis
(Assis, 5 de julho de 1182 — 3 de outubro de 1226)
Um dos mais amados e populares santos do mundo. Chamado de "O Pobre Homem" "Il poverello" . Nascido em Assis, na Itália e filho de Pedro Bernadone, um rico comerciante de sedas , Francisco passou sua juventude a procura de prazeres e era uma figura popular entre os jovens de Assis. Em 1202 ele foi convocado e foi para a guerra e foi tomado prisioneiro Em 1205 ele teve visões e fez uma peregrinação a Roma no ano seguinte. Quando voltou a Assis ele foi denunciado pelo pai como um lunático e o pai o deserdou. Francisco foi para igreja de São Damiano que estava quase em ruínas e a reparou com a ajuda de amigos e seguidores. Em Pontiuncula, uma pequena Capela ele dedicou-se ao cuidar dos pobres. Em 16 de abril de 1209 ele fundou a Ordem dos Franciscanos. Em 1210 ele recebeu a aprovação do papa Inocencio III, numa dramática audiência papal. Santa Clara também de Assis passou a segui-lo em 1212 e fundou a ordem das Clarissas. Francisco tentou ir para a Síria e Marrocos de 1212 a 1214 mas não conseguiu . Ele obteve a Pontiuncula Indulgencia do papa Inocencio III e começou a regulamentar a sua Ordem e as exigência para ser membro dela. Uma das exigência era a pobreza total e a obediência total. Em 1212 Santa Clara e ele e fundaram a ordem das Clarissas Pobres. São Francisco e 5000 franciscanos foram ao encontro papal de 1212 e Francisco foi para o Egito e passou a pregar para os muçulmanos. Ele encontrou-se como o Sultão Malik al-Kamil em Damietta,Egito .O Sultão reconhecendo Francisco como um homem santo não permitiu que ninguém o prendesse, mas ele não fez nenhuma conversão no Egito. Francisco retornou a Itália porque membros da ordem estavam mudando suas regras original para abranda-las. Ele procurou a ajuda do Papa para proteger as suas regras e este enviou Francisco por toda a Europa e Oriente Médio. Em 1223 Francisco se aposentou como superior da ordem .Ele construiu um pequena Creche no natal naquele ano e foi o fundador do costume de se fazer presépios para adornar as igrejas no natal.
Em 14 de setembro de 1224 enquanto orava na ermida de Monte Alvernia ele recebeu os estigmas (estigmatas). Ele morreu dois anos mais tarde em 3 de outubro de Assis e foi canonizado em 1228. Nunca se ordenou porque não se considerava digno do sacerdócio. São Francisco de Assis teve um grande impacto na vida religiosa da igreja.Sua vida foi caracterizada por uma adoração a Jesus de uma maneira alegre, jovial e reverenciava a natureza e a sua preocupação com os doente e pobres era enorme.
A Ordem dos Franciscanos é uma das maiores e mais fortes da igreja junto a dos jesuítas, dominicanos e beneditinos. Ele é mostrado na arte litúrgica com o seu habito, as estigmatas e algumas vezes com um crucifixo com azas. Ele também as vezes é, mostrado dando sermões a animais e pássaros.
Sua festa é celebrada em 4 de outubro.
A primeira regra de São Francisco é a pobreza.Se você ver um relógio no pulso de um franciscano pode saber: não é dele, é da ordem .Eles não podem possuir nada, como os jesuítas.
São Francisco deu tudo que tinha e amava todas as criações de Deus e tinha um grande amor a natureza e é o padroeiro da Ecologia. Seu amor valeu a ele a conhecida oração "Cântico das Criaturas" e Irmão Sol".
Seu amor a paz e sua estima por Jesus fez ele fazer uma nova versão do "Pai Nosso"
Ele é considerado o inventor do presépio. Fazendo o primeiro em 1223.
No dia 17 de setembro é comemorado o dia da impressão das chagas de São Francisco de Assis que tambem é conhecido como São Francisco das Chagas.
Teria sido o primeiro santo a receber os estigmas.(stigmatas)

*Como Francisco converteu três ladrões homicidas
Uma vez São Francisco conheceu um rapaz de nome Ângelo e o colocou como guardião do convento de Monte Casale .
Eis que um dia três ladrões famosos foram ao dormitório dos irmãos e pediram ao guardião, irmão Ângelo, algo para comer. O irmão respondeu bravo: "Não tens vergonha ladroes e assassinos ? Não contente de roubar tendes a coragem e a insolência de vir pedir comida aos servidores de Deus? Não merecem sossego na terra. Fora daqui! E não voltem mais..
São Francisco chegou logo depois com um alforje de pão e um recipiente com vinho e o Ângelo contou a ele como havia despachado os ladroes.
São Francisco o repreendeu fortemente e deu vários exemplos onde Cristo comia com os justos e os pecadores .
Assim que terminou disse " pegue este alforje e este vinho e vá dar a eles ".
San Francisco se pôs a rezar a Deus para abrandar os corações dos ladrões .
Os ladrões enquanto comiam o comida enviada por São Francisco pensavam:" Que vergonha, que miseráveis somos nós, que duras penas nos esperam no inferno ,nós que só damos morte e desgosto ao nosso próximo!"
De comum acordo resolveram os três ir conversar com São Francisco.
São Francisco os recebeu com bondade, e amável e alegre, os animou com muitos exemplos que poderiam conseguir, ainda, a misericórdia de Deus e concluiu: " Jesus veio a terra para resgatar a todos inclusive os pecadores."
Movidos por estas palavras os três ladrões renunciaram a vida que viviam e entraram para a Ordem e começaram a fazer grandes penitencias. Dois deles morreram logo, pouco tempo após sua conversão e devem terem ido para o Paraíso. O terceiro ainda viveu por muito tempo e recordando sem cessar de seus pecados levou um vida de penitencia por 15 anos e acabou sendo um dos melhores irmãos franciscanos.

*Como São Francisco amansou um lobo feroz
Quando São Francisco morava na cidade Gubbio, apareceu na comarca um grande lobo, terrível e feroz não só devorava os animais mas também atacava os homens ao ponto de que estavam todos aterrorizados, porque varias vezes o lobo chegava bem próximo da cidade. São Francisco movido pela compaixão desta gente quis sair e enfrentar lobo, mas os moradores da cidade não quiseram deixar e tentaram dissuadi-lo.
Mas São Francisco caminhou resolutamente para onde estava o lobo e na vista de muitas pessoas aconteceu o seguinte: O lobo avançou em direção de São Francisco com a boca aberta e Francisco fez o sinal da cruz o chamou e disse ao lobo: "Vem aqui irmão lobo, eu te mando da parte do Nosso Criador Jesus Cristo que não cause dano a ninguém e a nada .Coisa admirável. Apenas isto e o terrível lobo fechou a boca e se aproximou mansamente e deitou aos pés de São Francisco.
São Francisco então disse : "Irmão lobo, tú estas fazendo muitos danos e medo neste povoado maltratando e matando criaturas de Deus sem a permissão Dele. Você não está contente em matar outros animais e bestas e ainda tem o atrevimento de dar morte e causar danos ao homem , imagem de seu Deus .Por tudo isto está merecendo a forca de ladrão e homicida malvado. Quero irmão lobo fazer as pazes com você e o povo dessa cidade, assim pare de perseguir os homens e seus animais .Com estas palavras o lobo baixou a cabeça e São Francisco disse "vou fazer que o povo desta cidade te dê o necessita de modo que não passe fome, mas não faça nenhum mal nem ao homem nem a outro animal.Me prometes? O lobo inclinando a cabeça diz entender claramente o que dizia São Francisco e este estão disse; " venha comigo ".
O lobo levantou a pata dianteira e colocou-a na mão de São Francisco e daquela data em seguida o lobo ia de porta em porta e todos o tratavam como a um cachorro de estimação e davam a ele comida e abrigo. E o lobo não causou nenhum mal a esta gente.
O lobo viveu mansamente e morreu de velho nesta cidade como lembrança do milagre de São Francisco.
Fonte:http://www.cademeusanto.com.br/sao_francisco_de_assis.htm

*Patrono dos Presépios
Muitos atribuem a S. Francisco de Assis a criação do primeiro presépio. Contudo, a encenação da Natividade criada por este não pode ser considerada como um presépio, de acordo com o sentido que se dá este tem nos dias de hoje. Mesmo assim, é indiscutível o grande contributo de S. Francisco para o surgimento dos presépios.
Tudo se passou na véspera de Natal, noite de 24 de Dezembro de 1223 (século XIII), com a realização de uma missa diferente dentro de uma gruta, onde estava representado o nascimento de Jesus.
Para que tudo corresse conforme o planeado, S. Francisco de Assis teve de realizar alguns preparativos.
Assim, prudentemente o Santo começou por pedir uma autorização especial ao Papa Honório III para criar a encenação, isto porque, 16 anos antes, o Papa Inocêncio III proibiu a realização de dramas litúrgicos nas igrejas, pelo que era necessário pedir para que tal proibição não se aplicasse naquele caso.
Depois, Giovanni Vellita, o magnânimo senhor da região, disponibilizou os animais verdadeiros (um jumento e um boi) e o feno. Estes foram transportados para uma gruta que S. Francisco de Assis descobriu na floresta de Greccio (ou Grécio). No feno foi colocada uma imagem do Menino Jesus, estava assim criado o berço Deste e altar para aquela missa tão especial. S. Francisco criou ainda mais duas imagens, a da Virgem Maria e a de S. José, estas foram colocadas uma de cada lado do berço, junto destas estavam os animais.
Estava assim tudo preparado para a realização da missa. Como já foi dito, a missa celebrou-se na noite de 24 de Dezembro de 1223, só que em vez se ser celebrada igreja como era habitual, esta realizou-se na gruta preparada por S. Francisco, sendo celebrada pelo cardeal Ugolino, Conde de Segni, em seguida, S. Francisco falou aos fieis.
Passados 2 anos, S. Francisco faleceu, contudo durante esses anos não se tornou a realizar a representação do nascimento de Cristo.
Talvez S. Francisco de Assis não possa ser considerado como o criador do presépio, mas ninguém pode pôr em causa a importância do seu ato para o aparecimento destes, com este Santo deu-se um grande passo nesse sentido.
Os frades franciscanos podem ser considerados verdadeiros pioneiros na construção de presépios, já que imitaram a encenação criada por S. Francisco em igrejas e conventos por toda a Europa.
Em 1986, S. Francisco de Assis foi considerado patrono dos presépios.

*A morte de Francisco
Quando percebeu que estava próximo de morrer, mandou que o levassem para a sua pequena cela na Porciúncula. No Sábado dia 3 de Outubro, o Santo vivia os seus últimos momentos. Ao entardecer começou a cantar o Salmo 141 de David, rodeado pelos frades que choravam e não queriam deixa-lo sozinho. Com o passar do tempo, o som de sua voz foi perdendo a intensidade até que emudeceu inteiramente. Seus lábios fecharam para sempre e foi cantando, que entrou na eternidade. DEUS infinita bondade, ainda permitiu uma última saudação ao seu humilde cantor. Por cima de sua cabana e ao redor, apenas a voz do Santo calou, o espaço foi ocupado por um sonoro e imprevisto coro de vozes de todas as aves, que em profusão e admirável alarido vieram cantando dar-lhe o último adeus.

Fonte: http://sfdeaassis.zip.net/arch2009-12-01_2009-12-31.html